Cultura e Patrimônio

Uma cidade que se tornou industrial, transformando seu entorno com o legado de um rico patrimônio histórico-industrial, com marcante história e cultura.

As origens da cidade

Em 1740, a curva do Rio Paraíba do Sul foi identificada como uma característica marcante da região, então habitada pelos Puri. A partir daí, surgiram grandes fazendas, e a cidade de Volta Redonda se desenvolveu, acompanhando os ciclos do açúcar, cana-de-açúcar e pecuária leiteira. Com o tempo, o povoado de Santo Antônio da Volta Redonda foi se formando, e a ferrovia chegou em 1871, impulsionando o comércio local.

A cidade passou por um ciclo de industrialização a partir da década de 1940, quando foi criada a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com o objetivo de promover a industrialização do Brasil. O urbanista Attilio Corrêa Lima planejou uma cidade operária moderna para abrigar os trabalhadores da CSN, com habitações, infraestrutura e equipamentos urbanos.

Volta Redonda se consolidou como um importante centro industrial e, ao longo do tempo, se diversificou para incluir comércio, saúde, educação e cultura. Hoje, a cidade mantém sua identidade industrial, mas também é reconhecida por sua qualidade de vida e por ser um ponto de referência no estado.

 
 
 

Chaminé do Engenho de Açúcar

Patrimônio histórico, tombado pelo município.

Remanescente do engenho construído em 1903 pelo proprietário da Fazenda Santa Cecília, a chaminé ajuda a contar a história do município em seu período agrícola. O prédio original foi transformado em 1924 na “Sociedade de Laticínios Santa Cecília Ltda”, uma cooperativa dos fazendeiros locais, sendo demolido para dar lugar a um viaduto.

Tombada como patrimônio histórico municipal, a chaminé está situada em um pedestal, toda revestida em tijolo aparente, contornada por beiral. Com altura aproximada de 40m, a chaminé chega ao topo com 2 m de largura onde há um beiral com a data de construção, da qual só resta o número três.

Endereço: Viaduto Nossa Senhora Das Graças, 1903 – Jardim Paraíba.

Como chegar: https://goo.gl/maps/yRosxAaga4kuKJx58

Biblioteca Municipal

Com acervo de 20.000 títulos, a Biblioteca Municipal Raul de Leone possui projeto em estrutura metálica, do arquiteto Wanildo de Carvalho, com vão livre no térreo. A Biblioteca compõe o espaço da Praça Rotary juntamente com o Espaço das Artes ZeliaArbex. Em seu interior o visitante também pode encontrar a Sala Cultural Alexandre Geraidine, com espaço de exposições e o Espaço Kids onde ocorre uma intensa programação cultural para os visitantes.

Endereço: R. Gen. Oswaldo Pinto da Veiga – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/rDP9JociNymXUTAg9

Horário de funcionamento: segunda a sexta de 08:00 às 17:00

Cine 9 de abril

Patrimônio histórico industrial, tombado pelo município.

O maior cinema do Brasil em funcionamento, foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1959, possui 1.505 lugares e marca a presença da arquitetura modernista no município. A marca deste estilo arquitetônico está em elementos como o pé direito elevado, a forma trapezoidal na fachada, as esquadrias em fita e uma ampla variedade de acabamentos com cores e texturas contrastantes; e ainda, a calçada em pedras portuguesas brancas e pretas. Atualmente exibe filmes nacionais e internacionais, além de apresentações de teatro, eventos e stand up comedy.

Endereço: Rua 14, 235 – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/g76kzdLEXWNx5mZW6

Centro Cultural Da Fundação CSN

Espaço com ações gratuitas e multidisciplinares, voltado para a formação, difusão e fortalecimento da arte, educação e cultura. Nele, os visitantes podem encontrar uma variedade de programações nos espaços: Sala Movimento, Sala Educativo, Sala Serge e Stella Daniel, Sala Desenhista, Sala Maestro Franklin e Galeria com diversas programações tais como exposições, palestras, apresentações musicais, oficinas, saraus e muito mais.

Endereço: R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/DhxPadRQ96Kqai1AA

Horário de funcionamento: segunda a sexta, 08h às 22h | sábado, 12h às 18h

(24)33433990

Site: http://centroculturalfcsn.org.br/

Espaço Cultural GACEMSS

Fundado em 1945, a tradicional casa da cultura na cidade promove espetáculos teatrais, musicais e de dança, recitais e concertos, debates e afins. O espaço é composto pelos teatros Gacemss 1 – com 418 poltronas e que funciona também como Cinema; o Gacemss 2 – um Teatro com 115 poltronas; a Galeria de Arte Cílio Bastos – com cerca de 100m² e uma Biblioteca com 16 mil obras e cinema, além de oito salas de aula para cursos de arte.

Endereço: Rua 14 nº 315 – Vila Santa Cecília

Como chegar: https://goo.gl/maps/6QvhXYHSdEo3NDBdA

Secretaria Administrativa – GACEMSS

Rua 14 nº 22 – Beco Paschoal Possidente

Horário de funcionamento: terça a sexta – 13h às 18h

(24) 3343-1770 | (24) 98834-2587 (Whatsapp)

Espaço das Artes Zélia Arbex

Um bonito espaço destinado a exposições artísticas, situado em área central do município, compondo um complexo cultural formado por biblioteca municipal, cinema, teatros e o Memorial Zumbi. Todo em vidro, permite que os passantes possam sempre visualizar as obras em exposição, independente de seu funcionamento.

Endereço: R. Vinte e Três-A – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/KcfqXvXLH7HyMvFN8

Entrada gratuita

Escola Técnica Pandiá Calógeras

Patrimônio histórico industrial.

A ETPC foi inaugurada em 1952, com o objetivo de capacitar jovens para mão de obra especializada para atuar na parte técnica de montagem e operação da CSN. Único projeto estilo Art-Deco da região, teve como autores os arquitetos Carlos Fest e Ricardo Tommasi. De frente à escola há uma grande praça com espaço para práticas de esportes tais como tênis, futebol e skate, equipamentos de lazer e lanchonete.

Endereço: R. Sessenta e Dois, 90 – Sessenta.

Como chegar: https://goo.gl/maps/rAoR6n4cRHmcFqDf8

Hotel Bela Vista

Patrimônio histórico industrial, tombado pelo município.

Compondo o projeto urbanístico da cidade, foi inaugurado em 1943 para servir de apoio à construção da Usina Presidente Vargas. Possui arquitetura neocolonial e está localizado em uma colina com agradável área verde, próximo a um dos centros comerciais de Volta Redonda e é um dos mais tradicionais da região Sul Fluminense. Hospedava o presidente Getúlio Vargas, que de sua suíte acompanhava às obras da usina. Recebeu ainda os presidentes Richard Nixon, dos Estados Unidos, e o presidente Juscelino Kubistchek.

Endereço: R. Dezenove-A, 635 – Bela Vista.

Como chegar: https://goo.gl/maps/JfQ82FJ2bnNFFZiw8

Igreja de Santo Antônio

Patrimônio histórico, tombado pelo município.

Situada na região do primeiro núcleo populacional da cidade, foi inicialmente uma capela em estilo colonial com um sol na fachada, inaugurada em 1870. Posteriormente, deu lugar à atual construção em estilo eclético misturando o gótico, o neoclássico e elementos do mourisco. Reinaugurada em 1955, permanece até hoje com as mesmas características arquitetônicas

Endereço: R. Nossa Sra. de Fátima, 10 – Niterói.

Como chegar: https://goo.gl/maps/4cvGyH3j5GhAHuAF6

Igreja Santa Cecília

Patrimônio histórico industrial, tombado pelo município.

Foi construída em 1943 em uma área de 2.400 m² e sua criação esteve intimamente ligada aos projetos de urbanização da Vila operária. Na parte de traz da construção, pode ser observada a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde há uma cruz fundida com o ferro gusa da primeira corrida do Alto Forno 1. Foi trazida em procissão em 11 de janeiro de 1948 desde a CSN até a igreja.

Endereço: R. Trinta e Um-A, 50 – Vila.

Como chegar: https://goo.gl/maps/cwbZiwye33JBJwWg8

Jardim dos Inocentes

Patrimônio histórico industrial.

O jardim dos inocentes foi um dos elementos que compôs o projeto de urbanização da vila operária em 1943. É um agradável espaço, pensado para compor as áreas de lazer da cidade. Tem esse nome porque nos primeiros anos da cidade era frequentado por babás e mamães que iam com suas crianças para o banho de sol.

É uma área agradável, com restaurantes, bares e cafés próximos e que liga o complexo cultural da biblioteca à Igreja Santa Cecília.

Endereço: Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/feEzS7SGRw68JrPq8

 

Memorial Zumbi

Projetado em 1989 pelo arquiteto Selso Dal Belo, o Memorial Zumbi dos Palmares, inaugurado em 1° de junho de 1990 é composto por um anfiteatro e um salão de exposições e tem por objetivo a valorização da cultura de matriz africana no município, recebendo uma variada programação. Possui uma escultura de Zumbi dos Palmares em aço corten de autoria de RogeroMasson, simbolizando o salto para a liberdade.As grades que protegem hoje o espaço são estilizadas com elementos que simbolizam o machado de Xangô.

Endereço: R. Vinte e Três-A – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/9Bxd5aA8v3KPfvza7

Memorial IX de Novembro

Patrimônio histórico industrial, tombado pelo município.

Tombado como Patrimônio Histórico, o monumento foi projetado por Oscar Niemeyer em homenagem aos três operários da CSN: William Fernandes Leite, Valmir Freitas Monteiro e Carlos Augusto Barroso, mortos na Greve de 1988. Foi inaugurado em 1° de maio de 1989 e sofreu um atentado à bomba na noite seguinte. Por recomendação do próprio Niemeyer, não houve restauração para preservar a memória dos fatos ocorridos ali. Nas palavras do próprio Niemeyer: “[…] o fiz tão contestador que o explodiram, no mesmo dia da sua inauguração.” Celebramos aqui também a memória de todos os trabalhadores que construíram a história da cidade antes e depois do período de industrialização.

Endereço: R. Doze, 1344 – Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/32YpjT31gL9HJjYJ8

Praça Brasil

Patrimônio histórico industrial, tombado pelo município.

Inaugurada em 1957 e tombada como patrimônio histórico em 1988, compõe o projeto urbanístico de Attilio Correa Lima. Uma praça cívica como ponto focal de avenidas que convergem, fazendo comunicação com outros elementos urbanísticos, marcando espaços simbólicos e cumprindo a função de proporcionar um local de lazer e convivência. A praça concentra elementos em homenagem à siderurgia e ao trabalhador, com um obelisco ao centro, espelho d’água e estátua do ex-presidente Getúlio Vargas, busto do General Sylvio Raulino de Oliveira e três estátuas, em bronze, que representam o Operário, em homenagem ao trabalhador siderúrgico, com vestimenta pesada. Getúlio Vargas foi retratado de pé, com a mão esquerda no bolso, em homenagem ao presidente da época e criador da cidade. Há também “As Mulheres, nuas e deitadas” que representam a indústria, a engenharia mecânica e a agricultura. A praça foi tombada pela Lei Municipal de número 2.278 de 1988 por apresentar valor histórico, cultural e paisagístico, com registro 002 no Livro de Tombo Belas Artes. As estátuas em bronze são de autoria de Hildegardo Leão Velloso, um importante escultor brasileiro, integrante do movimento modernista.

Endereço: Vila Santa Cecília.

Como chegar: https://goo.gl/maps/BmQSREfSAQGpjayZ9